quarta-feira, 28, fevereiro ,2024
Dúvidas - Aspectos gerais

Como são eleitos os conselheiros do CAU?

As Eleições do CAU serão disputadas por chapas, que conterão os nomes dos candidatos às vagas de conselheiros titulares e respectivos suplentes de conselheiro do CAU/BR e do CAU/UF.  Serão portanto 27 votações, uma para cada CAU/UF.

Nos CAU/UF, a representação será proporcional: as vagas de conselheiros serão preenchidas de acordo com a quantidade de votos recebidos por cada chapa.

A determinação dos candidatos eleitos em cada uma das chapas ocorre mediante cálculo de proporcionalidade, sendo eleitos primeiramente os primeiros candidatos da lista de integrantes da chapa, conforme resultado obtido na eleição.

Atenção:

Nas eleições dos CAU/UF que tenham até 10 mil profissionais, somente as chapas que obtiverem percentual mínimo de desempenho igual ou superior a 15% dos votos válidos terão direito a representação no plenário do CAU/UF.

Nas eleições dos CAU/UF que tenham até 10 mil profissionais, somente as chapas que obtiverem percentual mínimo de desempenho igual ou superior a 15% dos votos válidos terão direito a representação no plenário do CAU/UF

Para o CAU/BR, serão eleitos os candidatos a conselheiros federais da chapa mais votada em cada Estado ou no Distrito Federal. Será eleito ainda um conselheiro federal representante das Instituições de Ensino Superior (IES), escolhido numa outra votação em que os eleitores são coordenadores de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Saiba mais em Entenda o resultado das eleições do CAU