quarta-feira, 28, fevereiro ,2024
ELEIÇÕES DO CAU

Eleições do CAU: Divulgados os pedidos para registro de candidatura para as Eleições 2023

 

A Comissão Eleitoral do CAU/SE divulgou no dia 21 de agosto de 2023 os pedidos de registro de candidatura para as eleições 2023. >>> Clique aqui para baixar o pedido de registro de candidatura de chapa.(https://eleicoes2023.cause.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2023/08/PUBLICACAO21.08ok_assinado.pdf)

A impugnação de registro de candidatura pode ser feita até 25 de agosto por meio do SICCAU. Já o prazo para realização de denúncia vai de 21 de agosto a 10 de outubro de 2023.

 

Uma chapa concorrerá para a gestão 2024-2026 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe. >>> Confira o extrato de divulgação de chapas com plano de trabalho, meios oficiais de divulgação e síntese de currículo de cada candidato.

(https://eleicoes2023.cause.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2023/08/extrato_chapa.pdf)

 

A Comissão Eleitoral do CAU/SE é composta pelos arquitetos e urbanistas Luciano Silva Vasconcelos (coordenador), Maria Conceição Prado Machado (coordenadora adjunta), Samira Fagundes de Souza (membro).

>>> Confira mais informações no site eleitoral (clique aqui).(https://eleicoes2023.cause.gov.br/)

 

 

Voto obrigatório
Os arquitetos elegerão para a gestão 2024-2026 nove conselheiros estaduais e seus suplentes, mais um conselheiro federal e seu suplente. As eleições do CAU 2023 serão realizadas no dia 10 de outubro de 2023 e todo o processo será 100% online.

 

A relação de 1.749 profissionais aptos a votarem Sergipe foi divulgada em 21 de junho de 2023. >>> Confira aqui o Colégio Eleitoral do CAU/SE (https://transparencia.caubr.gov.br/arquivos/Divulg-Profissionais-Ativos-Completacompact-1.pdf)

Cabe aos profissionais verificar a relação do Colégio Eleitoral para averiguar eventual omissão, incorreção ou inconsistência de seus dados. Havendo algum desses problemas, o profissional deve acessar o SICCAU e corrigi-lo. O prazo para a correção é 24 de setembro às 23h59 (horário de Brasília).

>>> ATENÇÃO! Arquitetos e urbanistas que não constarem no Colégio Eleitoral não poderão votar.

O voto para as eleições do Conselho é obrigatório para todos os profissionais com menos de 70 anos.

Votação
Uma novidade das eleições do CAU 2023 deverá ser o uso do sistema “VotaOnline” da Justiça Eleitoral, para melhorar a segurança e transparência do processo.

Para acessar o sistema de votação, os profissionais de Arquitetura e Urbanismo precisam estar cadastrados na plataforma gov.br, um serviço do governo federal que permite aos cidadãos acessarem diversos serviços públicos digitais.

O cadastro pode ser feito por meio do aplicativo gov.br ou diretamente no portal gov.br, utilizando o número do CPF e uma senha criada pelo usuário.

>>> Para criar sua conta no gov.br clique aqui.

https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br

 

Diversidade
Neste ano, as chapas deverão atender às Cotas de Representatividade.(https://eleicoes2023.caubr.gov.br/diversidade-inclusao/)  Foram estabelecidas metas de representação para diferentes grupos, como mulheres, negros, indígenas e pessoas com deficiência, visando promover uma maior inclusão e representatividade no Conselho.

No CAU/SE, as chapas deverão atender ao mínimo de um dos critérios de representatividade, obedecido por um ou mais candidatos cotistas.